
O dia 15 de novembro marca uma das datas mais importantes da história brasileira: a Proclamação da República, ocorrida em 1889. Este evento pôs fim ao regime monárquico no Brasil, que perdurava desde a sua independência em 1822, e deu início à Primeira República.

O Fato Histórico
A Proclamação não foi um movimento popular de massa, mas sim um levante militar liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Insatisfeitos com o governo imperial, sobretudo após a abolição da escravidão em 1888, setores do Exército Brasileiro, em aliança com elites agrárias (principalmente de São Paulo), articularam a derrubada do Imperador Dom Pedro II.
Na manhã de 15 de novembro de 1889, Deodoro da Fonseca liderou tropas que cercaram o quartel-general no Rio de Janeiro (então capital do país) e depôs o Conselho de Ministros imperial. Horas depois, a República foi oficialmente proclamada.
O Legado
A Proclamação da República alterou a forma de governo do país de Monarquia Parlamentar para República Federativa Presidencialista, instituindo o voto (ainda que censitário e aberto), a separação entre Igreja e Estado, e novos símbolos nacionais.
Hoje, 15 de novembro é um feriado nacional, celebrado como o marco da transição política que moldou o Brasil contemporâneo.



