
Apoio financeiro no valor de meio salário mínimo por até 12 meses é um dos benefícios do Programa Recomeço, do governo do Estado, voltado a mulheres vítimas de violência. Lançado em novembro de 2025, o Auxílio Social Mulher Paranaense é destinado a mulheres que precisam se afastar de suas casas em razão de risco à vida. Campo Mourão está contemplado na fase piloto do programa por contar com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM).
Atualmente oito mulheres de Campo Mourão recebem o benefício, no valor de R$ 810,50. Mulheres com filhos na primeira infância, gestantes, lactantes ou com dependentes com deficiência têm acréscimo de 5% sobre o valor de referência.
O benefício assegura condições para que a mulher tenha segurança, possa reorganizar sua vida longe do agressor, além de receber um acompanhamento direcionado para superar a situação de violência. Ele só é suspenso se a mulher for embora do Paraná, retornar com o agressor ou por solicitação dela.
“Esse benefício é tão importante que me enche de alegria e de senso de justiça. O Programa Recomeço representa esperança e restauração da dignidade de mulheres capazes de seguir em frente e construir seu próprio caminho. É um resultado que reflete o trabalho coletivo e o compromisso de salvar vidas, dessas mulheres e de suas gerações”, avalia a assistente social do CRAM de Campo Mourão, Rosana Nunes dos Santos Salu.
O Programa Recomeço integra iniciativas de acolhimento e atendimento especializado e também se articula com a Casa da Mulher Paranaense, que concentra serviços de atendimento, orientação e encaminhamento, fortalecendo o acesso à rede de proteção e autonomia das mulheres.



