
Entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA) da prefeitura de Campo Mourão emitiu 456 notificações por falta de limpeza em terrenos. Na Ouvidoria municipal, essa é a reclamação que lidera o número de registros. Somente em janeiro (26 dias), foram 160 registros.
Neste início de ano foram intensificados os serviços de roçadas nos espaços públicos e as notificações em terrenos particulares por falta de limpeza. “O clima deste período do ano faz com que a vegetação cresça mais rápido, necessitando de roçadas mais frequentes. Nosso trabalho não para, mas as demandas são muito maiores que nossa estrutura para atendimento”, observa o secretário municipal Franco Freire Sanches.

As notificações aos proprietários de imóveis por negligência com a limpeza dos lotes são encaminhadas no endereço cadastrado na prefeitura. O contribuinte notificado tem prazo de 10 dias para efetuar a limpeza. Caso não faça, a notificação é convertida em multa. “A limpeza e conservação do imóvel é de inteira responsabilidade do proprietário, conforme prevê a legislação municipal”, explica o secretário.
As autoridades sanitárias lembram que a falta de limpeza nos imóveis favorece a proliferação de insetos, roedores e focos de doenças como a dengue, bem como mau cheiro, que afetam a Saúde, a Segurança e o Bem Estar Público.


