Sesa alerta para chegada de onda de frio intenso no Paraná e reforça importância da prevenção

CURITIBA – A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) emitiu um alerta à população devido à chegada de uma forte onda de frio que provocará uma queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões do Estado nesta semana. Segundo previsões meteorológicas, as temperaturas mínimas devem ficar abaixo dos 10°C, com máximas reduzidas por vários dias consecutivos.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, ressalta que o declínio térmico prolongado eleva o risco de complicações respiratórias e cardiovasculares. “Reforçamos o chamado para que a população mantenha a vacinação em dia e adote medidas preventivas. Seguimos monitorando o cenário climático e fortalecendo o sistema de saúde”, declarou o secretário.

Vacinação e Prevenção

Para conter o avanço de doenças típicas do inverno — como pneumonias, bronquites e crises asmáticas —, a Sesa reforça a necessidade de imunização contra a gripe (influenza) e a Covid-19. O Paraná já aplicou 2.266.072 doses da vacina contra a gripe. A vacinação é prioritária para crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.

Principais Recomendações da Saúde:

  • Vacinação: Mantenha os imunizantes contra gripe e Covid-19 atualizados;
  • Proteção térmica: Use agasalhos adequados (casacos, gorros, cachecóis) e cobertores à noite;
  • Alimentação e Hidratação: Beba água constantemente e priorize refeições quentes, como sopas e caldos;
  • Cuidado com o álcool: Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pois aumentam o risco de hipotermia;
  • Higiene: Lave as mãos frequentemente e adote a etiqueta respiratória (cobrir a boca/nariz ao tossir ou espirrar);
  • Atenção médica: Procure um serviço de saúde diante de sintomas como falta de ar, dor no peito, febre persistente ou tremores intensos.

Fonte: Patrulha 190 / Com informações da Agência Estadual de Notícias

locomonteiro@gmail.com

Escritor & Fundador

Sargento Aposentado da Polícia Militar, nascido em Campo Mourão, no ano de 1975, pai rasteleiro e mãe lavadeira, começou sua vida profissional como boia-fria, ofice-boy e aprendiz de datilografo e Radialista. Em 1997 entrou para a Polícia Militar do Paraná, onde atuou por mais de 26 anos, junto a equipe do Programa de prevenção contra as drogas-PROERD, chegando ao comando do Pelotão de Patrulha Escolar de Campo Mourão de 2019 a 2023, ano em que capacitou Profissionais da Educação contra os Ataques em Escola. De origem católica, é Ministro Eucarístico, Campista, atua nas Pastorais, Familiar e Judiciária. Casado há 28 anos com Ana Paula, com quem tem 02 filhos, Matheus e Vitor.
Claudio Monteiro é formado em Direito pela Faculdade Maringá, Pós Graduado em Gestão Publica e Direitos Humanos pela UEPG, e especialista em Direito Matrimonial Canônico pela PUC-MG.

Patrulha 190

Assistente Juridico, Sargento Aposentado da PMPR, nascido em Campo Mourão, no ano de 1975, começou sua vida profissional como boia-fria, ofice-boy, aprendiz de datilografo, Radialista e Policial. Em 1997 entrou para a Polícia Militar do Paraná, onde atuou por mais de 26 anos,  junto a equipe do Programa de prevenção contra as drogas-PROERD, chegando ao comando do Pelotão de Patrulha Escolar de Campo Mourão de 2019 a 2023, ano em que capacitou Profissionais da Educação contra os Ataques em Escola. De origem católica, é Ministro Eucarístico, Campista, atua nas Pastorais, Familiar e Judiciária. Casado há 28 anos com Ana Paula, com quem tem 02 filhos, Matheus (in memorian) e Vitor Hugo.

 
Edit Template

Sobre

O Patrulha 190 está em Campo Mourão trazendo as notícias com a melhor qualidade e rapidez que você merece!

Nos siga nas Redes Sociais

Patrulha 190 ©Todos os direitos reservados.                      Desenvolvido por Curea Comunicação