
CURITIBA – A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) emitiu um alerta à população devido à chegada de uma forte onda de frio que provocará uma queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões do Estado nesta semana. Segundo previsões meteorológicas, as temperaturas mínimas devem ficar abaixo dos 10°C, com máximas reduzidas por vários dias consecutivos.
O secretário de Estado da Saúde, César Neves, ressalta que o declínio térmico prolongado eleva o risco de complicações respiratórias e cardiovasculares. “Reforçamos o chamado para que a população mantenha a vacinação em dia e adote medidas preventivas. Seguimos monitorando o cenário climático e fortalecendo o sistema de saúde”, declarou o secretário.
Vacinação e Prevenção
Para conter o avanço de doenças típicas do inverno — como pneumonias, bronquites e crises asmáticas —, a Sesa reforça a necessidade de imunização contra a gripe (influenza) e a Covid-19. O Paraná já aplicou 2.266.072 doses da vacina contra a gripe. A vacinação é prioritária para crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.
Principais Recomendações da Saúde:
- Vacinação: Mantenha os imunizantes contra gripe e Covid-19 atualizados;
- Proteção térmica: Use agasalhos adequados (casacos, gorros, cachecóis) e cobertores à noite;
- Alimentação e Hidratação: Beba água constantemente e priorize refeições quentes, como sopas e caldos;
- Cuidado com o álcool: Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pois aumentam o risco de hipotermia;
- Higiene: Lave as mãos frequentemente e adote a etiqueta respiratória (cobrir a boca/nariz ao tossir ou espirrar);
- Atenção médica: Procure um serviço de saúde diante de sintomas como falta de ar, dor no peito, febre persistente ou tremores intensos.
Fonte: Patrulha 190 / Com informações da Agência Estadual de Notícias


