
Um total de 226 pacientes com dificuldades temporárias ou definitivas de locomover-se até uma unidade de saúde recebem atendimento na própria casa em Campo Mourão. Eles são assistidos pela equipe do Programa Melhor em Casa, da Secretaria Municipal de Saúde. Desde a implantação, há três anos, já foram atendidos cerca de 1.500 pacientes.
“Além de evitar a ocupação de leitos hospitalares, o programa facilita o acompanhamento por parte da família do paciente, o que para muitos casos até agiliza a recuperação”, enfatiza a gerente da Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Danielli Olinda Del Santoro.
O público atendido é de perfil variado, incluindo idosos e portadores de doenças infecciosas e crônicas. A maior prevalência é do sexo masculino, com idade média de 70 anos. As patologias de maior incidência são respiratória, infecção urinária, Acidente Vascular Cerebral, anemias e doenças de pele (erisipela e úlceras).
A equipe do programa é composta por dois médicos, duas enfermeiras, uma fisioterapeuta e quatro auxiliares de enfermagem. O Melhor em Casa amplia o cuidado ao levar a atenção para o domicílio, integrando-se com os hospitais e a Atenção Primária.