A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (3), uma operação nacional que resultou na prisão de 36 pessoas e no bloqueio de 76 contas bancárias ligadas a uma organização criminosa especializada em golpes eletrônicos e lavagem de dinheiro. A ação ocorreu de forma simultânea em nove estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Pará, Tocantins e Maranhão.
Ao todo, foram cumpridos 132 mandados de busca e apreensão. Os policiais localizaram documentos, celulares, cinco armas — incluindo armamento de uso restrito e com numeração raspada — além de munições. Mais de 500 agentes participaram da operação, que foi resultado de dois anos de investigação.

O grupo criminoso causou prejuízo estimado em R$ 5,4 milhões às vítimas. Os golpistas usavam diferentes métodos para acessar contas bancárias e, em seguida, pulverizavam os valores em várias contas, dificultando o rastreamento. A PCPR identificou líderes do esquema em São Paulo, que coordenavam a atuação nacional da quadrilha.