
A população que vive nas proximidades da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mourão (Usina Mourão) deve estar atenta nesta quinta-feira (23), quando serão realizados, ao longo de todo o dia, testes nas sirenes instaladas nas áreas logo abaixo da barragem. A ação integra mais uma etapa do processo de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem.
Com a participação da Defesa Civil de Campo Mourão, os testes têm como principal objetivo avaliar o alcance sonoro das cornetas em sua potência máxima, além de verificar a comunicação entre as torres e a sala de comando da usina — onde funciona o centro de supervisão do sistema de alerta de emergência.
Os testes fazem parte da implementação do PAE, que reúne um conjunto de diretrizes voltadas à identificação e classificação de situações de risco que possam afetar a integridade da barragem da PCH Mourão. O plano também define as medidas imediatas a serem adotadas em casos de emergência, garantindo uma resposta rápida e segura para a evacuação das áreas sujeitas à inundação.
A implantação segue as normas da Lei Federal nº 14.066/2020, que regulamenta ações preventivas e de resposta para emergências em barragens no Brasil.
A chamada Zona de Autossalvamento (ZAS) corresponde à área de impacto imediato, localizada logo abaixo da barragem. Nessa região, as torres de sirenes têm a função de alertar os moradores, por meio de sinais sonoros, para que se desloquem aos pontos de encontro seguros previamente sinalizados nas rotas de evacuação.