
Ações descentralizadas de combate a dengue foi a proposta do Comitê Gestor, durante reunião realizada nesta quinta-feira (6), para marcar o Dia Nacional de Combate a Dengue no penúltimo sábado de novembro (dia 22). A data tem como objetivo mobilizar o poder público e a sociedade para a importância da prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Como neste ano a data oficial compõe um feriado prolongado (Dia da Consciência Negra), que pode impactar a participação popular, o Comitê sugere ações de mobilização ao longo da semana que antecede o Dia D, preferencialmente durante o horário de expediente. “A intenção é aproveitar o fluxo de colaboradores e da comunidade no entorno de cada instituição para potencializar o alcance de nossas mensagens e atividades”, destacou a coordenadora do Comitê Gestor, Pauline Gottstein Neitzke.
A solicitação é que as entidades que aderirem a mobilização informem a Secretaria Municipal de Saúde até nesta sexta-feira (7). As informações serão compiladas em um relatório único e encaminhado à Secretaria de Estado da Saúde (SESA/PR), juntamente com registros fotográficos das ações, como forma de evidenciar o trabalho realizado no município.
MOBILIZAÇÃO – A sugestão é que as entidades desenvolvam a campanha “10 Minutos Contra a Dengue”, realizando uma inspeção nas próprias instalações para eliminar possíveis criadouros, ou organizar uma “Caminhada Ecológica” breve no entorno.
Para apoiar as iniciativas, a Secretaria Municipal de Saúde coloca à disposição recursos como palestras educativas para colaboradores; fornecimento de folders e materiais educativos; insumos como sacos plásticos, luvas e repelentes, além do recolhimento dos resíduos coletados e acompanhamento técnico de agentes de endemias.



