
A Prefeitura de Campo Mourão celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25 de novembro, destacando a importância do gesto solidário que salva vidas diariamente. A legislação municipal concede ao servidor público o direito a um dia de folga a cada doação de sangue devidamente comprovada. O benefício reforça o incentivo da administração pública à prática solidária e facilita que mais funcionários possam participar desse movimento de humanização.
O servidor Diego Reis Pereira é um dos doadores regulares de sangue ao Hemonúcleo, há mais de 15 anos. “Entendo que é um gesto humanitário de salvar vidas e eu tenho uma felicidade imensa de poder ser doador tanto de sangue como cadastrado para doação de medula óssea. É gratificante fazer parte de uma ação tão especial e estou sempre à disposição, evidentemente, obedecendo os períodos necessários entre uma doação e outra”, explica o servidor.
A secretária municipal de Saúde, Camila Corchak, destaca que apesar de campanhas permanentes, os bancos de sangue ainda enfrentam períodos de baixa. “Doar sangue é um ato rápido, seguro e que faz diferença imediata na vida de quem precisa. Com esse incentivo que o município concede nosso objetivo é ampliar a conscientização e fortalecer a cultura da doação voluntária”, afirma.
A Prefeitura lembra que qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 50 quilos, pode doar sangue, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Em Campo Mourão, as doações podem ser feitas no Hemonúcleo Regional, onde o atendimento deve ser agendado pelo link https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue-Hemepar ou pelo telefone 99878-3811 (whatsapp)



