
A união de esforços entre empresas, poder público e instituições de ensino em Campo Mourão tem fomentado a oferta de mão de obra e a colocação no mercado de trabalho. Das mais de 400 vagas disponíveis em diferentes setores, pelo menos metade não exige experiência anterior, um indicativo claro do potencial que as empresas locais têm demonstrado em abrir portas para quem busca o primeiro emprego ou a reinserção no mercado de trabalho.
O importante papel das empresas na qualificação profissional em parceria com a Agência do Trabalhador de Campo Mourão foi demonstrado em recente levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento (IPPLAN). Entre as ocupações com maior número de encaminhamentos estão: auxiliar de linha de produção, auxiliar administrativo, servente de obras e ajudante de motorista.
O estudo mostra que entre as 287 vagas fora do setor frigorífico, 41 são voltadas ao público feminino, 133 ao masculino, e 113 abertas a todos os gêneros. Em relação à escolaridade, a maioria das vagas concentra-se nos níveis fundamental e médio, revelando um cenário propício à inclusão de profissionais que estão em fase inicial de carreira ou em busca de recolocação.
O setor da construção civil segue como um dos motores do mercado de trabalho local, com 74 oportunidades, destacando funções como servente, pedreiro, carpinteiro e armador — profissões fundamentais para o crescimento urbano e infraestrutura da cidade.
A Agência do Trabalhador de Campo Mourão, com apoio técnico do IPPLAN, reforça que esse panorama representa uma excelente oportunidade para que as empresas assumam o protagonismo na qualificação e formação de seus colaboradores, contribuindo para reduzir o tempo de preenchimento das vagas e, principalmente, ampliando o engajamento dos profissionais com os valores e os processos das organizações.
“Investir em programas de capacitação interna, parcerias com instituições de ensino e abertura a perfis sem experiência prévia são ações estratégicas que fortalecem a competitividade das empresas e estimulam o crescimento sustentável da economia local. Campo Mourão tem se destacado entre os municípios paranaenses na geração de empregos, e a consolidação desse protagonismo passa, necessariamente, pela valorização do talento humano em todas as suas fases de desenvolvimento”, analisa a chefe da Agência do Trabalhador de Campo Mourão, Janaina Jardim.