Um ato cívico em frente ao Paço Municipal 10 de Outubro nesta sexta-feira (10), às 8h30, vai marcar o aniversário de 78 de emancipação política de Campo Mourão. À noite, às 21 horas, será realizado show com a dupla Clayton e Romário, na Praça São José. Já o feriado municipal será na segunda-feira, dia 13, conforme previsto na legislação municipal.
A cerimônia, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, terá a presença de autoridades e lideranças do município, bem como da Banda Lincon, da Casa da Música, responsável pela execução dos hinos. Durante o evento também será entregue a premiação a três alunas dos terceiros anos de escolas municipais vencedoras do concurso “Imagine o amanhã da nossa Campo Mourão, repleta de oportunidades, inovação e muita prosperidade a todos”. O concurso foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação.
HISTÓRIA – Campo Mourão ganhou esse nome em homenagem a Dom Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão, que foi governador da Capitania de São Paulo entre 1765 e 1775. A região foi oficialmente reconhecida entre o final de 1769 e o início de 1770 por uma expedição comandada pelo coronel Afonso Botelho de Sampaio e Sousa, por ordem de Mourão. O campo aberto foi então oficialmente batizado de Campos do Mourão.
A partir de 1903, a família de José Luiz Pereira estabeleceu-se definitivamente nos Campos do Mourão. Nas décadas seguintes, outras famílias se uniram ao núcleo pioneiro e aos poucos surgiram as primeiras construções. A Vila de Campo Mourão foi fundada em 6 de outubro de 1940, e foi emancipada do município de Pitanga em 11 de outubro de 1947, por meio da Lei nº 2, sancionada pelo governador Moysés Lupion.]

Atualmente Campo Mourão conta com cerca de 105 mil habitantes, enfrenta os desafios de uma cidade de médio porte, repensando sua estrutura urbana com foco na qualidade de vida e inclusão. Cidade acolhedora, formada por brasileiros de diversas regiões e imigrantes de várias partes do mundo.