
Caminho fortalece turismo religioso e promove experiências de fé, superação e integração regional
O Grupo Curitigrinos, de Curitiba, composto por aproximadamente 20 pessoas, esteve no último feriado visitando Campo Mourão e Região, peregrinando pelo Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, que já foi oficializado recentemente, com o intuito de fomentar o turismo religioso local e regional. Os caminheiros percorreram trechos do percurso que integra o primeiro caminho iniciático do Brasil inspirado na tradicional rota espanhola de Santiago de Compostela.
A peregrinação teve início na última quinta-feira (feriado prolongado), com saída da Vila Franciscana da Fraternidade O Caminho, em Campo Mourão. O grupo seguiu caminhando por diferentes municípios, como Barbosa Ferraz, Corumbataí do Sul e Fênix, sempre com apoio e integração das prefeituras locais, Polícia Militar e equipes de apoio. O encerramento do trajeto aconteceu no domingo, com a chegada ao município de Fênix, recepcionado por autoridades, incluindo o prefeito local.
Entre os participantes, esteve o comandante Jonathan, militar da Força Aérea Brasileira que sofreu um grave acidente há oito anos, seguido de um AVC. Superando todas as expectativas médicas, ele não apenas voltou a caminhar como também tem se dedicado a ministrar palestras motivacionais sobre superação e perseverança. Em Campo Mourão, ele participou de encontros no Parque do Lago e também em escolas, com apoio do Corpo de Bombeiros e do Tiro de Guerra.
O articulador e coordenador técnico do Caminho Iniciático, Ruben Orlando Moyano, enfatizou o impacto positivo da visita dos peregrinos para a região. “A presença dos Curitigrinos, assim como de outros grupos que virão futuramente, fortalece o nosso projeto e coloca Campo Mourão e os municípios parceiros em destaque no cenário do turismo religioso nacional. O apoio recebido dos gestores municipais e da comunidade local foi fundamental para garantir que essa jornada fosse significativa e acolhedora para todos os participantes,” afirmou Moyano.
O prefeito Douglas Fabrício destacou a relevância da caminhada como vetor de desenvolvimento regional. “Receber grupos como os Curitigrinos é uma honra para Campo Mourão. O Caminho Iniciático representa mais do que fé e espiritualidade: ele movimenta nossa economia, valoriza nossa cultura, integra municípios e fortalece o turismo regional. Seguiremos apoiando iniciativas como essa que colocam nosso município no mapa dos grandes roteiros religiosos do país.”
Além da promoção do turismo, a jornada proporciona vivências de introspecção, espiritualidade, superação pessoal e conexão com a natureza e a história local. O Caminho Iniciático de Santiago de Compostela já é reconhecido como importante rota de peregrinação e está em plena consolidação como produto turístico permanente da região. É importante destacar o apoio de todas as Prefeituras Municipais envolvidas (Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Barbosa Ferraz e Fênix), o Governo do Estado do Paraná, a Diocese de Campo Mourão, Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) e outras entidades envolvidas neste projeto de importância regional.
