
Na manhã desta sexta-feira (4), Campo Mourão recebeu uma importante novidade para o fortalecimento do turismo religioso. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e do Programa Viaje Paraná, entregou a sinalização turística para o Caminho Iniciático de Santiago, rota que promete atrair peregrinos e turistas de diversas regiões.
O evento contou com a participação do Secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, do Prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício, demais prefeitos da região e lideranças eclesiásticas.
A sinalização, viabilizada pelo programa “Paraná + Infra”, é composta por 238 placas direcionais, 32 informativas e cinco marcos, servirá para orientar os peregrinos e destacar a rica história dos pontos visitados ao longo da rota.
O prefeito Douglas Fabrício, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento da região e o fortalecimento da fé dos fiéis que percorrem a rota. “É muito importante, pois esse trabalho ajuda no desenvolvimento da nossa região, fortalece o turismo religioso e, com isso, não só fortalece a fé das pessoas que fazem esse caminho, mas também gera novas oportunidades de negócios e impulsiona a economia local”, afirmou.
Leonaldo Paranhos, Secretário Estadual do Turismo, também destacou a relevância do projeto para o Estado do Paraná. Durante a solenidade, ele mencionou o impacto positivo que o Caminho Iniciático pode ter na região, especialmente em relação ao turismo religioso, um dos segmentos que mais cresce no Estado. “O turismo é uma grande peça publicitária. As pessoas conhecem as Cataratas do Iguaçu, o Jardim Botânico e, agora, conhecerão também o Caminho Iniciático aqui em nossa região. O Estado tem o compromisso de alavancar os atrativos paranaenses e aumentar o fluxo de visitantes”, declarou.
Ruben Orlando Moyano, idealizador do Caminho Iniciático, explicou que o trajeto é composto por cinco etapas e oferece aos peregrinos uma vivência completa, com passagens por igrejas, capelas, cachoeiras e propriedades da agricultura familiar. “O caminho proporciona uma experiência única de conexão com a fé e a cultura local, além de ajudar na geração de emprego e renda para a população dos municípios envolvidos”, afirmou Moyano.
Com a entrega da sinalização, o Caminho Iniciático de Santiago ganha ainda mais visibilidade e potencial como um dos principais destinos de turismo religioso do Paraná, contribuindo para a valorização do patrimônio histórico e natural da região e para o fortalecimento da economia local.
Trajetos
O Caminho Iniciático é dividido em cinco partes: Etapa 1: Campo Mourão (Vila Franciscana da Fraternidade O Caminho – Parque do Lago); Etapa 2: Campo Mourão (Parque do Lago) – Corumbataí do Sul (Comunidade Boa Esperança); Etapa 3: Corumbataí do Sul (Comunidade Boa Esperança) – Ourilândia (Capela São José); Etapa 4: Ourilândia – Barbosa Ferraz (Santuário de Santa Rita de Cássia); e Etapa 5: Barbosa Ferraz – Fênix (Parque Vila Rica do Espírito Santo).

