
“Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” é o tema da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nesta terça-feira (17), na Casa da Cultura de Campo Mourão. Na pauta, debates para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população idosa.
O evento é uma realização da Prefeitura de Campo Mourão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMI). Além de pessoas idosas, o encontro reúne profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, gestão pública e representantes da sociedade civil.
“Para termos políticas públicas eficientes precisamos trabalhar com planejamento, porque tudo custa dinheiro, que vem dos impostos da população. Essa conferência também é um espaço para reforçarmos nosso compromisso de cada vez mais melhorar os serviços oferecidos à pessoa idosa”, ressaltou o prefeito Douglas Fabrício na abertura do evento. Uma apresentação da fanfarra formada por idosos também fez parte da abertura.
Também participaram da abertura os vereadores Sidnei Jardim, Hélio HG e Devanildo Parma, além de secretários municipais e dona Nair Gussão, a mais idosa participante da conferência, com 98 anos. Cinco eixos prioritários são debatidos no evento, que servirão de base para a formulação de propostas e ações que visam assegurar os direitos plenos da pessoa idosa em Campo Mourão.
A conferência é um espaço democrático de construção coletiva, onde a escuta e a participação da pessoa idosa são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas que garantam qualidade de vida, dignidade e respeito.


