
Com foco na conscientização e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate às drogas, o Conselho Municipal de Política sobre Drogas (COMAD) de Campo Mourão realizou, na tarde desta terça-feira (5), o evento de abertura da Campanha Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas. A cerimônia ocorreu no Sindicato dos Bancários, reunindo autoridades, lideranças comunitárias, profissionais da saúde, representantes de entidades e estudantes. O Conselho é ligado à Prefeitura de Campo Mourão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O evento integra as ações em alusão ao “Junho Branco”, movimento nacional que visa alertar a sociedade sobre os impactos sociais e individuais causados pelo uso de substâncias psicoativas e promover a valorização da vida. A programação contou com apresentação cultural da Banda Renascer e uma mesa redonda com a presença de especialistas e representantes de instituições atuantes na área.
Durante a abertura, o presidente do COMAD, Diego Comiran, reforçou o papel do conselho como articulador de políticas públicas no município. “É fundamental tratarmos a temática das drogas de maneira ampla, com ações contínuas de prevenção, acolhimento e reinserção social”, destacou.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Márcia Calderan, colocou a pasta à disposição para apoiar as iniciativas do conselho e das comunidades terapêuticas. “Cada pessoa responde de uma forma diferente ao tratamento. Precisamos garantir alternativas para que todos encontrem acolhimento e a possibilidade de uma nova trajetória”, afirmou. Ela também anunciou o recente edital do Governo do Estado do Paraná, por meio da CDF, para o financiamento de vagas em comunidades terapêuticas.

O prefeito Douglas Fabrício reforçou a importância da união entre poder público, entidades e sociedade civil no enfrentamento às drogas. “Estamos falando de um problema que afeta profundamente famílias e comunidades. Só conseguiremos vencê-lo com informação, prevenção e ações como esta. Precisamos acolher, orientar e conscientizar, especialmente nossos jovens”, afirmou.
Participaram de mesa redonda no decorrer do evento o 1º Tenente Weiber (Polícia Militar do Paraná), representantes do Instituto Esperança, das comunidades terapêuticas, da Polícia Militar, do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), além de especialistas como Rodrigo Scoqui Men, Selma Honório de Souza, Felipe Petreca e Adevonzir Rodrigues.
A campanha reforça o papel do COMAD na formulação e acompanhamento de políticas públicas, unindo ações das áreas de saúde, assistência social, segurança, educação e comunidade, com foco na prevenção e cuidado com a vida.