
Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, de Campo Mourão, é uma referência na região
Com participação de representantes da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) e das secretarias de Cultura de Umuarama e Cruzeiro do Oeste, o município de Campo Mourão sediou nesta semana o Encontro Regional de Museus. A atividade foi organizada pela Secretaria de Estado da Cultura e pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus do Paraná (COSEM).
Os participantes acompanharam uma apresentação sobre as ações da COSEM e compartilharam a realidade dos museus locais, discutindo os desafios para preservação do patrimônio histórico e a criação de novos espaços museológicos. Durante o evento o coordenador do Sistema Estadual de Museus, Cauê Donato, anunciou a realização do Encontro Estadual de Museus, que ocorrerá em novembro, em Curitiba. O evento já foi sediado por Campo Mourão em 1990 e retorna como espaço de integração e fortalecimento do setor.
Durante as apresentações, foi sugerida a criação de um Sistema Regional de Museus da COMCAM, para fomentar o intercâmbio de exposições e experiências. Ao final da programação, os participantes visitaram a Sala de Exposições, Memorial da Estação da Luz e o Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira.
“O museu de Campo Mourão é um exemplo de gestão, memória e cuidado com o acervo. Tem organização, equipe qualificada e um olhar pedagógico que valoriza todas as fases da história local. É um museu que honra o Paraná”, afirmou Cauê Donato.
O secretário municipal de Cultura de Campo Mourão, Roberto Cardoso, ressaltou o empenho da cidade em manter viva sua história e fortalecer o vínculo com os municípios da região. “Ficamos muito honrados em sediar esse encontro. Campo Mourão tem investido na preservação de sua memória, e o Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira é prova disso. Ele não é apenas um espaço expositivo, mas um centro de referência e de educação patrimonial para toda a Comcam”, afirmou.
A proposta de um Sistema de Museus da Comcam deverá ser desenvolvida em conjunto com os gestores municipais nos próximos meses. Para os organizadores, o evento marca uma nova fase para a cultura regional.
