
Itamaraty reforçou que, desde outubro de 2023, existe um alerta consular da embaixada que desaconselha toda viagem não essencial para Israel
O Ministério das Relações Exteriores reforçou que, desde outubro de 2023, existe um alerta consular que desaconselha toda viagem não essencial a Israel. Ainda assim, duas comitivas de autoridades brasileiras viajaram para o país. Com o início da guerra contra o Irã, o grupo precisou ser retirado do território israelense nesta segunda-feira (16/6).
A orientação da Embaixada do Brasil em Israel ainda recomenda que todos que se encontram no local considerassem deixar o país. “Em junho corrente, duas comitivas de autoridades brasileiras viajaram a Israel a convite do governo israelense, a despeito do alerta consular”, apontou o ministério.
Um grupo de 12 políticos e autoridades, incluindo dois prefeitos de capitais, já foram retirados de Israel em direção à Jordânia. A saída se deu por meio terrestre, através de ônibus, nesta segunda-feira (16/6). De acordo com o Itamaraty, eles seguem rumo à Arábia Saudita, de onde contrataram um voo particular para retorno ao Brasil.
Fonte: METROPOLES em: https://www.metropoles.com/brasil/itamaraty-prefeitos-foram-para-israel-mesmo-com-alerta-contra-viagens
