O prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício, participou de uma reunião online na manhã desta segunda-feira (3), com o governador, Ratinho Junior, cuja pauta foram os danos causados pelo temporal no fim de semana. Durante a reunião, que teve participação de prefeitos de outras cidades afetadas, foram alinhadas ações para atender a população.
O governo do Estado solicitou aos prefeitos um levantamento sobre os prejuízos e anunciou recursos de R$ 50 milhões para atender os municípios que tiverem os decretos de calamidade pública aprovados pelo Estado. Também serão disponibilizadas máquinas do DER; financiamento com juro zero para reformas de casas (após avaliação); linhas de crédito do BRDE para empresas que tiveram danos, bem como lonas e telhas para casas destelhadas.
“Desde sábado à noite não paramos, percorrendo o município para atender as famílias afetadas. Quando se trata de vários problemas ao mesmo tempo, temos que priorizar as que mais necessitam, assim como restabelecer o atendimento nos órgãos públicos, inclusive na prefeitura e também na Santa Casa, que ficou sem energia elétrica. Agradecemos a atenção do governador Ratinho por já convocar essa reunião e determinar ações para atendermos o mais rápido possível os que precisam”, sintetizou o prefeito.
CAMPANHA DE DOAÇÕES
A prefeitura de Campo Mourão também iniciou uma campanha para atender as famílias que tiveram danos com o temporal. Além de oferecer a assistência do município, a solicitação é que a comunidade colabore com doações de roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos, entre outros, que podem ser levados na sede do quartel do Corpo de Bombeiros.

A secretária municipal, Márcia Calderan, disse que uma equipe da Assistência Social vai visitar as famílias afetadas para conhecer as necessidades mais urgentes. “Vamos cadastrar essas famílias para receber atendimento e reforçamos para quem puder nos ajudar com doações neste momento de necessidade”, ressaltou a secretária.


