
Proprietários de mais 59 lotes edificados ou não em vários bairros de Campo Mourão foram notificados pela prefeitura a providenciarem a limpeza dos respectivos imóveis num prazo de 10 dias. As notificações foram publicadas no órgão oficial eletrônico do município na segunda-feira, dia 9 de junho.
São imóveis em nome tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, cujos autos de infração já haviam sido emitidos via Correios, porém as correspondências retornaram por motivos diversos. Se a limpeza não for efetuada, os responsáveis receberão multa de duas UFCM´s (R$ 4,57) por metro quadrado sob a área do total do terreno. Caso seja necessário o município executar os serviços, além da multa o proprietário arcará com os custos da limpeza, que inclui taxa de administração equivalente a 20 por cento) do montante dos serviços.
“A limpeza e conservação do imóvel é de inteira responsabilidade do proprietário, assim como construção do calçamento dentro dos padrões estabelecidos pela legislação municipal”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Franco Sanches. Ele lembra que a falta de limpeza de terrenos baldios costuma liderar as reclamações da população pelo canal da Ouvidoria Municipal.
A limpeza deve ser feita através de capinagem, roçada mecânica ou manual da vegetação, além da remoção de detritos e outros resíduos, com a destinação correta. As autoridades sanitárias lembram que a falta de limpeza nos imóveis favorece a proliferação de insetos, roedores e focos de doenças como a dengue, bem como mau cheiro, que afetam a Saúde, a Segurança e o Bem Estar Público.