
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA) da prefeitura de Campo Mourão intensificou ações para roçadas de espaços públicos e notificações em terrenos particulares por falta de limpeza. “O clima quente e chuvoso neste período do ano faz com que a vegetação cresça mais rápido, necessitando de roçadas mais frequentes o que nem sempre é possível”, observa o secretário municipal Franco Freire Sanches.
Na Ouvidoria do município, nesta época do ano também aumenta o número de reclamações por falta de limpeza de lotes por toda a cidade. Somente em janeiro (23 dias), foram 153 registros. Nesta sexta-feira (23), equipes da SEMA e terceirizadas foram distribuídas para roçadas em espaços públicos, como na Praça São José, Avenida João Batista Salvadori, escolas e unidades de saúde. A equipe de Fiscalização iniciou o dia na região do Parque do Lago.

“Nosso trabalho não para, mas as demandas são muito maiores que nossa estrutura para atendimento”, complementa o secretário. Somente em 2025, foram emitidas mais de 1.500 notificações a proprietários de imóveis por negligência com a limpeza dos lotes. No mesmo período, foram efetuados 71 autos de infração (multas) tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, que mesmo notificadas não providenciaram a limpeza no prazo previsto pela legislação.
Neste início de ano, já foi emitido um auto de infração no valor de R$ 424,5 mil ao proprietário de um imóvel abandonado na região do Lar Paraná. “A limpeza e conservação do imóvel é de inteira responsabilidade do proprietário, assim como construção do calçamento dentro dos padrões estabelecidos pela legislação municipal”, explica o secretário.
As autoridades sanitárias lembram que a falta de limpeza nos imóveis favorece a proliferação de insetos, roedores e focos de doenças como a dengue, bem como mau cheiro, que afetam a Saúde, a Segurança e o Bem Estar Público.



