
Cerca de 5,8 mil alunos do 1º ao 5º ano de 22 escolas da rede municipal foram atendidos pelo projeto Proconzinho, desenvolvido pelo Procon da prefeitura de Campo Mourão. Entre setembro e novembro, servidores percorreram as unidades de ensino levando informações básicas de forma lúdica sobre direitos do consumidor
“Ficamos entusiasmados com o resultado e participação das crianças durante as dinâmicas realizadas com elas. Até mesmo alguns professores aproveitaram para esclarecer dúvidas”, disse o diretor do Procon, Edilson Moreira. A proposta, segundo ele, é transformar a iniciativa em projeto pedagógico nas escolas a partir do próximo ano.
O Proconzinho transformou o ambiente escolar em um verdadeiro “supermercado educativo”, onde os alunos vivenciaram situações do dia a dia de consumo, como observar preços, data de validade, condições dos produtos, importância da nota ou cupom fiscal, entre outros direitos assegurados ao consumidor pela lei. O projeto também foi exposto no Empreende Week, onde foram atendidas mais de 1.000 crianças.
Na próxima semana será iniciada uma campanha complementar do Proconzinho para atender todas as turmas de uma só vez em cada escola. Com o tema “Colorindo meus Direitos”, a campanha terá uma cartilha com histórias em quadrinhos, com três direitos do consumidor no formato de desenho pra colorir. Em dezembro, serão sorteadas 22 bicicletas entre os alunos participantes (uma em cada escola).
A iniciativa da prefeitura de Campo Mourão já despertou interesse de outros municípios, como Mandaguari, São José dos Pinhais e Guarapuava, que manifestaram interesse de conhecer o projeto. “Algumas escolas da rede privada também nos procuraram”, disse o diretor.

Além do Proconzinho, o Procon de Campo Mourão realiza pesquisas de preços, análises de combustível em parceria com a UTFPR, projeto Comendo Bem (também em parceria com a UTFPR, voltada a manuseio dos alimentos no comércio), bem como o Procon na Feira, fiscalização de rotina e atendimento de denúncias.



