
Após um final de semana de trégua nas tempestades, o Paraná iniciou a semana com recordes de temperaturas baixas para o mês de janeiro. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a massa de ar frio que trouxe estabilidade ao interior deve perder força, dando lugar a um novo ciclo de instabilidade e elevação das temperaturas nos próximos dias.
Recordes de frio no verão
A segunda-feira (05) foi marcada pelo amanhecer mais frio já registrado em janeiro em diversas cidades do estado. Entre os destaques estão:
- General Carneiro: 5,6°C
- Palmas (Horizonte): 8,4°C
- Clevelândia: 9,3°C
- Cascavel: 11,9°C
- Foz do Iguaçu: 12,3°C
- Umuarama: 14,8°C
De acordo com o meteorologista Leonardo Furlan, o fenômeno ocorreu devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco na retaguarda de uma frente fria.

Chuvas e a “gangorra” térmica
O cenário de estabilidade no interior começa a mudar já na tarde desta segunda-feira, com previsão de pancadas de chuvas irregulares no Oeste e Norte. Na faixa Leste, que inclui Curitiba e o Litoral, a cobertura de nuvens persiste, mantendo as temperaturas amenas, com máximas em torno de 21°C.
A partir de terça-feira (06), o Simepar alerta para a possibilidade de chuvas pontualmente intensas e trovoadas no Leste e pancadas isoladas no Norte, com risco de temporais ao final do dia. Na quarta-feira (07), o sol aparece com mais intensidade, elevando as temperaturas para a casa dos 30°C no interior, enquanto a metade Sul do estado permanece sob risco de temporais localizados.

Mudança no tempo na quinta e sexta-feira
A previsão aponta uma virada no tempo entre quinta (08) e sexta-feira (09). A formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina deve generalizar a instabilidade em todo o Paraná.
- Quinta-feira: Calor em todo o estado, com máximas próximas aos 30°C e pancadas de chuva à tarde.
- Sexta-feira: As temperaturas sofrem um leve declínio devido à nebulosidade, ficando em torno de 26°C na Grande Curitiba e 28°C no Litoral.
O Oeste paranaense será a última região a sentir a queda nas temperaturas, prevista apenas para o próximo sábado (10).


