
Vários serviços públicos da área da Saúde foram oferecidos aos moradores da Vila Guarujá no sábado, dia 14 de junho, por servidores da Secretaria Municipal de Saúde e estudantes e professores do Curso de Medicina do Centro Universitário Integrado.
Agentes de endemias do município realizaram uma caminhada ecológica no bairro para combater a dengue. Eles recolheram 60 sacos de 100 litros de resíduos que acumulam água dispensados irregularmente nos espaços públicos e terrenos baldios. A Unidade Básica de Saúde também atendeu o dia todo para aplicação de vacinas contra influenza e distribuição de medicamentos.
A Escola Municipal Castro Alves foi transformada num espaço de saúde, com o projeto Humanika, do Centro Universitário Integrado. Ao longo do dia foram realizadas consultas em diversas especialidades como clínica médica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, área vascular, urologia e anestesiologia. Pacientes que necessitaram de pequenos procedimentos minimamente invasivos foram transportados até o Centro Social Urbano para o atendimento.
O projeto Humanika é voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social e leva apoio a quem mais precisa de cuidados de saúde. “Começamos pela Vila Guarujá mas já estamos estudando uma nova ação na asa leste de Campo Mourão, caso haja demanda”, ressalta o coordenador da atividade e professor do curso de Medicina Eufânio Saqueti.
O prefeito Douglas Fabrício esteve no bairro, onde acompanhou o atendimento na UBS e na escola. Ele destacou a importância do curso de Medicina para o município e região e o empenho dos professores e acadêmicos do projeto. “Temos o compromisso público de cuidar bem das pessoas, especialmente crianças e idosos. E a área da Saúde precisa ter prioridade”, argumentou o prefeito.




