
A Prefeitura de Campo Mourão, por meio da Secretaria de Assistência Social; aderiu, nesta sexta-feira (6), ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, marco que dá início à Campanha do Laço Branco, iniciativa internacional voltada à conscientização masculina para o enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher.
A data, instituída no Brasil pela Lei nº 11.489/2007, integra um movimento mundial lançado pela ONU e inspirado na ação de homens canadenses que, em 1989, reagiram ao massacre que tirou a vida de 14 mulheres na Escola Politécnica de Montreal. Desde então, o laço branco se tornou símbolo do compromisso de não cometer, não aceitar e não silenciar diante da violência contra as mulheres.
Em Campo Mourão, as ações de conscientização foram intensificadas nesta sexta-feira, quando a assistente social do CRAM, Rosana Salu, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e advogada técnica do CRAM, Rafaela Schmitt, estiveram na Prefeitura para sensibilizar servidores públicos municipais sobre a importância do engajamento masculino na campanha.
O prefeito Douglas Fabrício recebeu as representantes e reforçou o compromisso do município com políticas de proteção e prevenção. “O enfrentamento à violência contra a mulher é uma responsabilidade de toda a sociedade. A Campanha do Laço Branco nos lembra que os homens precisam ser agentes ativos dessa mudança. Campo Mourão tem uma rede de apoio sólida e continuará fortalecendo ações de proteção, acolhimento e conscientização”, afirmou.

Rafaela Schmitt, por sua vez, ressaltou a importância da mobilização masculina. “A violência contra a mulher é um problema social que precisa ser enfrentado de forma ampla. O Laço Branco nos lembra que os homens têm um papel fundamental nessa mudança, seja revendo comportamentos, apoiando vítimas ou denunciando casos. A participação deles é essencial para romper ciclos de violência e fortalecer a cultura do respeito.”
Rede de Apoio às Mulheres em Campo Mourão
O Município conta com uma estrutura consolidada para acolhimento, orientação e proteção às mulheres em situação de violência:
- CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher – 3518-4424 – Acolhimento, orientação jurídica, atendimento psicológico e apoio social.
- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Atuação no controle social, defesa de direitos e promoção de políticas públicas.
- Delegacia da Mulher de Campo Mourão – 3523-4250 (WhatsApp e fixo | Segunda a Sexta-Feira, 8h às 17h) – Registro de boletins, aplicação de medidas protetivas e investigação.
- Patrulha Maria da Penha – Polícia Militar – 190 – Respostas emergenciais e fiscalização de medidas protetivas.
- Central Nacional de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – Denúncia e orientação em âmbito nacional
- Disque Denúncia 181 – Anônimo – 181 | www.181.pr.gov.br
Campanha do Laço Branco
A campanha segue até 10 de dezembro, data que marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Ao longo do período, o município continuará realizando ações educativas, reforçando o compromisso de construir uma cidade mais segura, respeitosa e acolhedora para todas as mulheres.


