
Dois homens, de 48 e 55 anos, foram detidos pela Polícia Militar na manhã deste sábado (20), na zona rural de Barbosa Ferraz. A ação ocorreu após denúncias de que indivíduos estariam praticando caça em uma propriedade particular sem a devida autorização dos proprietários.
A Abordagem
Com o apoio de uma viatura do município de Quinta do Sol, a equipe policial interceptou os suspeitos no momento em que deixavam a propriedade. Na abordagem, foram localizadas duas armas de fogo:
- Uma espingarda calibre .12, marca Boito, com quatro cartuchos intactos (em posse do homem de 55 anos);
- Uma espingarda calibre .12, marca Kral Arms (encontrada no interior de uma caminhonete Nissan Frontier conduzida pelo homem de 48 anos).
Irregularidades Documentais
Embora os envolvidos tenham apresentado o Certificado de Registro (CR) e a documentação das armas em dia, a equipe constatou irregularidades na autorização ambiental. Eles portavam uma licença do IBAMA para o controle de espécies exóticas invasoras (javali), porém o documento estava vencido desde o dia 3 de dezembro. Além disso, a área onde foram flagrados não constava na lista de locais autorizados para o manejo.
Encaminhamentos
Diante da violação de domicílio e da invalidade da licença — o que descaracteriza o porte legal para aquela atividade —, as armas e munições foram apreendidas. Os dois homens foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Engenheiro Beltrão, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.


