Inaugurado no dia do Autista (2 de abril de 2022), o Centro Especializado de Atendimento ao Autista de Campo Mourão, o Ampara, completa três anos de funcionamento nesta quarta-feira. O serviço oferecido pelo município tem mais de 600 pacientes cadastrados e atende mensalmente gratuitamente cerca de 300 pacientes diagnosticados com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), além de acompanhamento à família.
“Nesses três anos o serviço foi ampliado, teve horário estendido e mesmo assim temos fila de espera”, explica a coordenadora, Lilian Gonçalves. Por dois anos consecutivos o Ampara foi contemplado entre os projetos reconhecidos pelo Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR).
O atendimento em Campo Mourão já despertou o interesse de mais de 20 cidades do Estado, que enviaram representantes para conhecer a estrutura. A mais recente foi de Marechal Candido Rondon. “Viemos entender o processo de atendimento para que possamos implantar no nosso município. Verificamos que Campo Mourão é uma referência na organização desse atendimento, fazendo em especial o trabalho em rede e a equipe é fantástica”, comentou a secretária municipal de Saúde de Marechal Rondon, Marciane Specht.
A porta de entrada para atendimento são as Unidades Básicas de Saúde e Secretaria de Educação. A equipe conta com dois médicos, psicólogas, fisioterapeuta, fonoaudiólogas, psicopedagogas, nutricionista, terapeuta ocupacional e assistente social.
Na Educação, quando é detectado algum sinal do TEA, a criança é encaminhada à equipe técnica para que se inicie um processo de avaliação com diferentes profissionais, até chegar ao médico. A partir do diagnóstico de autismo, a criança é encaminhada para as salas de estimulação sensorial e para o Ampara para acompanhamento em saúde.

