
A produção de artesanato “amigurumis” (pequenos bonecos feitos à mão utilizando a técnica japonesa de crochê ou tricô) de carneiro, animal mascote de Campo Mourão em razão da festa Nacional do Carneiro no Buraco, faz parte de um projeto realizado em parceria entre a prefeitura de Campo Mourão e a Polícia Penal do Estado. A iniciativa, além de remissão de pena para os participantes, também impulsiona o reconhecimento do artesanato local e a valorização da mão de obra carcerária.
O programa envolve 10 apenados, que recebem sete dias de remissão de pena por mês, incentivando a produção de peças de artesanato que são entregues como lembrança da cidade a autoridades e visitantes. Os materiais necessários para a confecção dos amigurumis são doados pela Prefeitura, enquanto a penitenciária se encarrega da execução do trabalho.
Na semana passada, várias peças foram entregues à comitiva do governador do Estado, Ratinho Junior, que esteve na cidade acompanhado de secretários e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi. O governador classificou como um exemplo “inspirador” de como a união entre o setor público e o sistema penal pode gerar benefícios significativos para a sociedade.
“Essa é uma parceria importante da Polícia Penal, que tem como objetivo, além da ocupação das pessoas privadas de liberdade, que através da técnica amigurumis confeccionam o mascote do município, o carneirinho, ajudando na divulgação de uma festa tão importante e tradicional do município de Campo Mourão que acontece todos os anos, que é o Carneiro no Buraco”, destaca o coordenador regional da PPPR em Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis.
