
A incidência de escorpiões na maioria dos bairros de Campo Mourão, entre eles da espécie amarela, que é a mais perigosa, tem colocado em alerta a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho consiste na orientação sobre medidas de prevenção, já que a erradicação é praticamente impossível, pois eles estão adaptados ao ambiente.
“Fazemos esse trabalho de acompanhamento há quase 30 anos e ultimamente tem aparecido escorpião onde não tinha”, ressalta o médico veterinário Carlos Bezerra. Ele acrescenta que atualmente os bairros com maior incidência são o Copacabana/Vila Rio Grande, Vila Urupês, Ipanema, Residencial Parque do Lago e Santa Casa/Jd Vitória.
Ele reforça que o escorpião se adapta ao ambiente e a espécie amarela é a mais perigosa porque em caso de picada pode afetar o sistema nervoso e levar a óbito. “A orientação é para que o morador mantenha o quintal sempre limpo e não elimine os predadores deles, como gambás, sapos, lagartixas, corujas e outras aves”, explica.
No ano passado, foram registrados 19 casos de acidentes com escorpião amarelo em Campo Mourão. Em 2025, já foram sete casos, todos socorridos a tempo e sem agravamento. Em caso de acidente com escorpião a orientação é procurar imediatamente um Pronto Atendimento, como a UPA ou Pronto Socorro.
“As medidas preventivas são muito importantes. Entre elas vedar as frestas do imóvel por onde o escorpião possa ter acesso”, enfatiza. O escorpião abriga-se em terrenos baldios com mato e lixo doméstico, embaixo de pedras, tijolos, telhas, montes de lenha. Também vivem sob cascas de árvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos.
ALGUMAS MEDIDAS PREVENTIVAS:
- Examinar roupas e calçados antes de usá-los, verificar roupa de cama, toalhas e panos;
- Manter cama, sofás, berços afastados da parede;
- Manter lençóis, cobertores, cortinas, sem contato diretamente com o chão;
- Usar luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros materiais eu possam servir de abrigo;
- Combater proliferação de insetos com dedetização, pois o escorpião se alimenta deles.

