
Um total de 863 bueiros receberam serviços de manutenção, como limpeza, reposição de tampas, grelhas e cavaletes de janeiro a novembro de 2025. O trabalho é permanente e executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutrua e Mobilidade Urbana (Seimob) por toda a cidade.
O serviço de desentupimento é realizado com um caminhão de hidrojateamento, que suga o material sedimentado de dentro da tubulação. A água ajuda a dissolver o barro para facilitar a limpeza. Tudo que é sugado fica armazenado dentro do próprio caminhão para a correta destinação.
A obstrução de bueiros é o principal fator para os problemas de alagamentos na cidade. “A principal causa é o comportamento de parte da população que joga lixo na rua, varre a sujeira da calçada no bueiro e materiais de construção levados pela chuva. É preciso que a população colabore com a limpeza da cidade”, ressalta o secretário Julio Renisz.
Das várias atribuições da Seimob, em 2025 ainda foi implantado o programa Muralha Digital, com a instalação de câmeras de avanço de sinal nos semáforos, que tem a finalidade em fiscalizar os infratores e também identificar veículos roubados.
No trânsito, foram investidos R$ 1,2 milhão em sinalização vertical e horizontal, além de melhorias na educação de trânsito com alunos do 4º ano do município, bem como campanhas educativas com a população. Para 2026, diversos projetos ligados a infraestrutura urbana estão em andamento, alguns em fase de captação de recursos.






