
A obra “O Surgimento do Carneiro no Buraco”, pintada pelo artista Saulo Pfeiffer, foi entregue oficialmente nesta quinta-feira (18) à prefeitura de Campo Mourão em cerimônia no gabinete do prefeito Douglas Fabrício. O quadro em óleo sobre tela mostra a retirada do tacho do prato típico de Campo Mourão por pioneiros, numa paisagem da cidade quando a iguaria começou a ser preparada no início da década de 1960.
O quadro foi encomendado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Museu Municipal da Imagem e Som Deolindo Mendes Pereira. Representantes da família Teodoro de Oliveira (responsável pela primeira receita) participaram da cerimônia, assim como os vereadores Escrivão Parma e Sidnei Jardim, o secretário municipal de Cultura, Roberto Cardoso, o coordenador do Museu, Jair Elias dos Santos Junior e secretários municipais.

A obra, que ficará exposta no Museu, é uma forma da prefeitura imortalizar a história do prato típico do município, já reconhecido por lei estadual como patrimônio cultural e imaterial do Paraná. O evento em que o Carneiro no Buraco é servido, no mês de julho, se tornou uma festa nacional a partir de 1991.
O prefeito Douglas Fabrício destacou a importância da preservação da história. “Esse quadro tem um simbolismo muito importante, porque o Carneiro no Buraco é um patrimônio de Campo Mourão. A quando consultei a população, o pedido era que a festa voltasse a ser realizada no Parque de Exposições, compromisso que assumimos e cumprimos nessa gestão”, disse o prefeito, ao parabenizar o artista e a equipe da Secretaria Municipal de Cultura pela iniciativa.




