
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) cassou, por unanimidade, os mandatos dos vereadores de Campo Mourão, Sebastião Galdino (Tião do Karatê) e Alex Sandro Alves Nunes (Tio Leco), ambos do Partido Progressistas (PP). A decisão, proferida nesta segunda-feira, 23 de junho, ainda pode ser alvo de recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A cassação em primeira instância ocorreu devido a fraude na cota de gênero na chapa do PP. A ação foi ajuizada pelo Partido Social Democrático (PSD) de Campo Mourão, que denunciou a candidatura fictícia de Sandra Raquel da Silva de Morais para o cumprimento da cota.
Conforme a denúncia, Sandra Raquel da Silva de Morais, registrada como candidata, não realizou campanha, obteve apenas nove votos, não apresentou gastos eleitorais, tentou renunciar à candidatura sem assinatura própria e não compareceu à convenção partidária. A ação alega que a candidata, que já residia na Itália antes das eleições, foi utilizada como “laranja” pelo partido. Ainda cabe recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
